Higienização dos acessórios de maquiagem

25 jan

Olá meninas, vou passar para vocês algumas dicas de como eu limpo os meus pincéis. Vamos lá:

1) As esponjas de aplicação de pós e bases devem ser utilizadas uma única vez e lavadas. Pode-se fervê-las em uma mistura de água com um pouco de detergente e umas gotas de água sanitária ou lisoforme ou, deixá-las de molho na mesma mistura por algumas horas. Esfregue-as e enxágüe bem. Deixe secar em uma toalha limpa. No meu caso que sou maquiadora, o ideal é que elas sejam descartáveis, sendo utilizadas uma única vez e entregues à cliente ao final do trabalho. Eu prefiro as de silicone em formato de “queijo” e utilizo, preferencialmente, as da MAC;

2) O pincel de boca e a borracha do curvex devem ser limpos entre uma maquiagem e outra com algodão embebido em álcool 70º;

3) Pinceis de cerdas diversos: As cerdas dos pinceis são presas ao cabo por pressão e cola, por isso estes não podem ser lavados diariamente. Lave-os de acordo com a utilização, sendo uma frequência mínima quinzenal. Coloque um pouco de detergente e umas gotas de água sanitária em uma vasilha com água morna. Mergulhe os pinceis e deixe-os de molho por uns 15 minutos. Depois esfregue as cerdas com a ponta dos dedos. Se necessário, aplique um pouco de detergente nas cerdas, retirando todo resíduo de maquiagem. Depois de limpos, enxaque-os em água fria. Pressione os pelos, retirando o excesso de água. Deixe-os secar sobre uma toalha limpa.

4) Hoje em dia existem produtos próprios para limpar os pinceis, chamados de brush cleaner, como o Brush Cleanser da MAC. Estes produtos fazem uma limpeza superficial. Como o produto é líquido, não dá para limpar os pinceis de pó, blush e sombra seca, entre uma maquiagem e outra. Portanto, são ótimos para usar no final do expediente, preparando os acessórios para o dia seguinte.

Como usar: borrife o produto no pincel. Esfregue o pincel, delicadamente, em uma toalha limpa, fazendo movimentos de vai e vem.

Comprei um da Sephora Professionnel (Daily Brush Cleaner) com fórmula antibactericada (pelo menos, é o que o produto promete). Tem o cheiro gostoso e deixa as cerdas soltinhas e aparentemente limpas, e o mais importante: tem um bom preço. Estou gostando muito!

→  Não utilize condicionador, nem secador de cabelos nas cerdas dos pinceis.

→  O aplicador de máscara de cílios é um ótimo condutor de germes. Por isso, sempre utilizo aplicadores descartáveis. Por enquanto, no mercado, só conheço os da Mary Kay.

Alessandra Faria é maquiadora profissional e consultora de imagem pessoal em Belo Horizonte.
Email para contato: afariasilva@yahoo.com.br

12 Comentários para “Higienização dos acessórios de maquiagem”

  1. Cristiane Brant 25. fev, 2010 at 09:36 #

    Interessante….vou fazer isso hj mesmo!!!
    rsrsrs

  2. Vik 25. fev, 2010 at 10:57 #

    Eu tenho os 2 produtos de limpeza dos pinceis.E ambos sao bons.Tirando os aplicadores que nao sao nada praticos(pq nao sao de borrifar).
    Quero resaltar que tem que enxaguar os pinceis apos a limpeza com esses produtos,pq eles deixam as cerdas meio durinhas,apos a secagem.
    Entao vai ai tb um complemento.
    Bjs

  3. Thici Alves 25. fev, 2010 at 16:44 #

    Mas, qualquer detergente serve?

  4. Ana Valeria Papa 25. fev, 2010 at 17:13 best place buy viagra uk

    Adorei as dicas mas depois de assistir a este video http://www.youtube.com/user/MakeupByTiffanyD#p/search/0/uT8LpwDjwNI so faço como ela ensina!! acaba limpando mesmo, bem mais facil e ainda economizo o Brush Cleanser!! Antes eu colocava o cleanser em um potinho, mergulhava os pinceis e etc.. achei mais facil fazer igual ao video, alem de nao molhar os cabos dos pinceis!!

  5. Alessandra Faria 26. fev, 2010 at 13:50 #

    Olá meninas. Após aplicar o cleaner brush nos pincéis, esfregue-os numa toalha limpa, com movimentos de vai e vem. Basta algumas borrifadas de produto. Para lavar com detergente (não precisa ser shampoo), pode utilizar qualquer um, mas para os pincéis não ficarem com cheiro ruim, use o neutro.

  6. Mariana Hamada 26. fev, 2010 at 22:21 #

    Oi Alessandra!!
    Gostaria de saber,quais sao os pinceis basicos pra uma make boa!!
    Quero comprar os da mac,mas nao sei os numeros,vc podia me informar?
    Obrigada!!Bjao

  7. Cristiane F 28. fev, 2010 at 20:33 #

    Lavo os meus com shampoo Johnson´s dá super certo e as cerdas ficam bem macias

  8. lilian 14. jul, 2010 at 01:32 #

    oi tudo bem,gostaria de fazer um curso de automaquiagem e que fosse um preço razoavel pela minha renda vc pode me indicar algum!

  9. Dani Pinheiro 14. jul, 2010 at 11:22 #

    Lilian
    você é de onde?

  10. Tatiana 19. fev, 2011 at 22:03 #

    Oi, vi seu post e achei muito legal, mas queria saber qual a frequência e como podem ser limpados os pincéis de uso individuais, você acha que precisam ser lavados com a mesma frequência? Ou só os cleaner brush resolvem? Eu não tenho costume de emprestar maquiagem nem pincel pra ninguém… Obrigada!

  11. Dani Pinheiro 22. fev, 2011 at 10:58 #

    Acho que depende do uso Tatiana
    no mínimooooo 1 vez por mês

Trackbacks e Pingbacks

  1. Como lavar nossos pincéis? | Dani Pinheiro Make-up - 25. fev, 2010

    [...] limpar os pinceis de maquiagem. Então, atendendo a pedidos vai aí algumas dicas da maquiadora.  Aqui… fevereiro 25th, 2010 in [...]